MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/15

e-manifestação pela investigação do polémico encerramento do CIDEC


Durante todo o dia de terça-feira, dia 15 de Abril de 2008 está em curso a primeira e-manifestação pela investigação do encerramento do CIDEC. Se quiser participar siga as instruções aqui.

Today, April 15, there will be a e-manifestation for the investigation of the training centre CIDEC strange closing. The e-manifestation has just start at 00:00 and may stop at 24:00. If you want to participate follow the instructions here.

_________________


23:55: A e-manifestação pela investigação do CIDEC vai ser amanhã notícia no Diário de Notícias.

23:53: Para além dos principais semanários nacionais (Expresso e Sol), os inúmeros jornais locais também estão a cobrir esta notícia. A iniciativa e-manifestação está a ser um sucesso! Em Leiria já fomos contactados pelos principais jornais locais: Região de Leiria e Jornal de Leiria. A bomba rebentou por todo o país.

23:03: Depois do semanário Sol, também o semanário Expresso publicou a informação referente ao estranho encerramento do CIDEC. Este assunto é neste momento notícia nos principais órgãos de informação do país. Leia aqui. Refira-se que a notícia no semanário Sol já recebeu 123 visitas.

18:49: O encerramento do CIDEC também é notícia no semanário Sol. Leia a notícia aqui, uma vez mais informação fornecida pela Lusa.

18: 43: O encerramento do CIDEC é notícia na página oficial da RTP. Importa sublinhar a indicação de a notícia ser da Lusa, o que demonstra o elevado interesse que o assunto está a suscitar nas principais agências de informação do país. Leia aqui a notícia integral.

17:34: Às 17:19 e às 17:33 continuava-se a consultar o puzzle do servidor INSTITUTO DE GESTÃO DO FUNDO SOCIAL EURO em Lisboa.

17:00 O Puzzle já bateu em muito o recorde de visitas e de páginas visionadas. Quando ainda faltam 7 horas para a meia noite já se ultrapassou a barreira dos 200 visitantes e estamos perto das 500 páginas visionadas. Durante o dia de hoje este portal de informação foi intensamente consultado pelos principais órgãos gestores da formação e do fundo social europeu. A iniciativa está por isso a constituir um sucesso.

16:59: Às 16h02 o Puzzle foi visionado do servidor ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA, em Lisboa

16:58: Entre as 15h54 e as 16h04, o Puzzle voltou a ser visionado do servidor INSTITUTO DE GESTAO DO FUNDO SOCIAL EURO, em Lisboa.

16:22: Há intensos contactos telefónicos e presenciais dos mais importantes órgãos de comunicação social do país com formadores do CIDEC. O assunto está na praça pública e vai amanhã amplamente constituir notícia.

16:05: A polémica do encerramento do CIDEC vai chegar à televisão. A RTP encontra-se a investigar o polémico encerramento do centro de formação, que vai amanhã ser notícia às 13h no jornal da tarde. Mantenha-se atento.

16:03: Com o título "CIDEC pode ser alvo de investigação policial", o encerramento deste centro de formação é notícia na TVnet. Leia a notícia aqui.

14:33: Depois de intensa correspondência por e-mail, telefonemas e SMS's, os formadores decidiram solicitar uma audiência ao ministro do trabalho e da solidariedade Vieira da Silva. Lembre-se aqui, aqui, aqui ou aqui que o que está em causa não é só um escândalo de meio milhão de euros, mas todo o processo de financiamento da formação profissional e a gestão de dinheiros públicos provenientes do Fundo Social Europeu.

14: 29: A assessora do ministro do trabalho e da solidariedade está, a esta hora, incomodada com este escândalo do encerramento do CIDEC e das dívidas acumuladas na ordem do meio milhão de Euros. Lembre-se que o actual ministro Vieira da Silva (assim como Ferro Rodrigues e Ferreira de Sousa) são membros fundadores do Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos. Em finais dos anos 80, Vieira da Silva exerceu funções directivas no CIDEC. O CIDEC teve colaboradores com nomes hoje conhecidos, entre os quais Paulo Pedroso.

14:25: Amanhã (dia 16/4) a partir das 13h esteja atento ao jornal da tarde da RTP1

12:40: Às 09:01, Da Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (igmtss@seg-social.pt) recebeu-se o seguinte e-mail:

"Encarrega-me a Exma. Senhora Inspectora-Geral de reencaminhar, para V. Exas., o correio electrónico de 15 de Abril de 2008, remetido a esta Inspecção-Geral, para encaminhamento interno, uma vez que a matéria versada se enquadra nas atribuições de serviços do Instituto da Segurança Social-IP.

Subscrevemo-nos, com os nossos melhores cumprimentos,

IGMTSS"

12:30: Às 12:29 o Puzzle foi acedido do servidor do Sec.Geral MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) em Lisboa

12:04: Acabou de se publicar no Puzzle a peça emitida ontem na TSF durante o noticiário da tarde, em que se anunciava a e-manifestação. Para ouvir clique aqui.

11:29: Acabou de publicar um longo comentário ao longo post intitulado O Gestor do PORLVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Trata-se de uma acção que foi interposta contra Ferreira de Sousa pelo Presidente da CCDR-LVT em Lisboa pela utilização, de uma "violenta campanha de difamação pessoal e institucional, através de múltiplas cartas enviadas para a CCDR, para o Ministério e para os órgãos de Comunicação Social". Leia-se aqui.

11:05: Desde as 11:01 que o Puzzle está a ser consultado pelo servidor PUBLICO.PT SERVICO DIGITAIS MULTIMEDIA SA, em Lisboa.

11:00: Formadores do CIDEC de Braga foram contactados pela RTP.

10:50: O Economia - Jornal de Leiria (redaccao.economia@jornaldeleiria.pt) acabou de enviar o seguinte e-mail:

"Sou jornalista no jornal de Leiria e pretendo fazer notícia sobre este assunto. Você é de Leiria ou frequentou cursos nesta cidade? Caso seja, pode contar-me o seu caso? Preciso de saber a sua identidade embora, obviamente, não a publique se você não quiser ser identificado/a. Se não for de Leiria, será que tem o contacto de alguém de cá com quem possa falar (formando ou formador?)".

10:30: A coordenação do observatório do QREN está a responder a todos os formadores. Pelo menos 3 respostas já foram realizadas (estima-se que vão passar o dia a responder a e-mails). O texto diz sempre o seguinte:

"Exmo. Senhor(a), Cumpre-me agradecer a mensagem enviada, e informar que a mesma foi nesta data reencaminhada para o Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Areosa Feio

Coordenador do Observatório do QREN"


10:06: Desde as 10h00 que o Puzzle é visionado pelo Instituto de Gestão do Fundo Social Euro em Lisboa: pelo menos 4 clics já foram realizados

09:50: Nos últimos 10 minutos o Puzzle foi visionado pelo servidor do Instituto de Emprego e Formação Profissional em Lisboa: pelo menos 5 clics já foram realizados no blog.


01:58: Nas últimas duas horas o puzzle foi já visitado por 27 cibernautas que visualizaram 85 páginas.

00:05: O pros.contras@rtp.pt acabou de ler a mensagem.

00:05: Após a resolução de alguns problemas técnicos teve início à meia noite a primeira e-manifestação pela investigação do encerramento do CIDEC

6 comentários:

Anónimo disse...

Existem varios CIDEC e o FSE atribui verba a todos eles. O Ferreira de Sousa tem pauzinhos dentro do FSE. O FSE recebeu luvas e por isso é que não faz nada.

António Granado disse...

Apesar de compreender as razões da vossa manifestação, chamo a atenção para que o spam de e-mails é incorrecto e ilegal. Agradeço que retirem o meu e-mail da vossa lista.

Anónimo disse...

antonio granado
depois de hoje, certamente não receberá mais e-mails de ninguém..
tente perceber que se trata de uma manifestação!!

Que muito me apraz, está a correr muito bem!!!

Força, a luta continua!!!

Anónimo disse...

O Ferreira de Sousa casou-se com uma actriz russa!!!

Anónimo disse...

A iniciativa do CIDEC está a ser um sucesso! Em Leiria já fomos contactados pelos principais jornais locais: Região de Leiria e Jornal de Leiria.

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns por esta óptima ideia. O CIDEC ficou em divida comigo em mais de 400€, fui formanda no curso de Gestão Empresarial. Sentia a falta de contacto com os restantes formandos na mesma situação. Daí a minha alegria por esta iniciativa. Tive alguns problemas para enviar o e-mail, devido a espaços(?)nos endereços, mas ainda assim enviei para a grande maioria dos contactos. Bem hajam