MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/10

Caça aos milhões era o que se lia nas expressões faciais e verbais das pessoas que participaram no lançamento do novo QREN

Trabalho como Técnica e Coordenadora de Formação desde o ano de 2000. Desde então, já passei por diversas empresas e é com imenso prazer que olho para este movimento cívico de solidariedade e de justiça que está acontecer entre ex-funcionários e ex-formandos da instituição CIDEC.

De facto as empresas e instituições públicas em Portugal adquiriram alguns “direitos” desde a entrada na União Europeia. Direitos esses adquiridos através da “Gestão dos Fundos Públicos e Comunitários”. Passo então a enumerá-los:

- Direito à chantagem
- Direito à impunidade
- Direito a falsear documentos
- Direito ao não cumprimento de prazos
- Direito a adquirir bens de luxo e de consumo privado com dinheiros públicos
- Direito a não pagar a trabalhadores internos e externos
- Direito a “comissões” de salários e honorários do trabalho dos outros.

OU SEJA. A DESONESTIDADE, MENTIRA, FALSIFICAÇÃO, CHANTAGEM E MESMO ROUBAR, transformaram-se em direitos adquiridos e aceites por todos, desde o cidadão comum, aos funcionários das mais altas instâncias públicas e governamentais que tutelam a formação em Portugal. E digo isto, porque sabemos, todos sabem, eles sabem e agora todos vamos assumir que sabemos, tudo o que se passa e se passou desde sempre com a Formação Profissional em Portugal.

Isto leva-me a questionar muitos valores, valores com que cresci e fui educada. Valores completamente contrários aos que em cima mencionei.

Afinal o que é correcto?

ROUBAR OU NÃO ROUBAR?
FALSIFICAR OU NÃO FALSIFICAR?
CHANTAGEAR OU NÃO CHANTAGEAR?
PAGAR O QUE DEVE OU NÃO PAGAR?

Através desta mensagem solicito-vos pela vossa coragem, grandeza de espírito e cidadania ao publicarem esta história. Afinal parece que em Portugal ainda existem alguns valores e não somos assim tão passivos e tristes.

Esta notícia agora vinda a público não podia acontecer numa melhor altura. Está a ter início o NOVO QUADRO COMUNITÁRIO (QREN). Como técnica, coordenadora e gestora de formação (exerço essas funções actualmente numa empresa de formação, e não tenho vergonha de o assumir), penso que este novo quadro ainda é mais permissivo que os anteriores, e que vai dar azo ao aparecimento de outros DIREITOS até agora entendidos como CRIMES. Foi feito apenas a pensar em números e para as estatísticas, e foi pensado acima de tudo na a caça aos MILHÔES DE EUROS DA COMUNIDADE EUROPEIA.

CAÇA AOS MILHÕES É ASSIM QUE EU LEIO O COMPORTAMENTO E ATITUDES DAS PESSOAS COM QUE JÁ LIDEI E LIDO NO MEU DIA-A-DIA DE TRABALHO.

CAÇA AOS MILHÕES ERA O QUE SE LIA NAS EXPRESSÕES FACIAIS E VERBAIS DAS PESSOAS QUE PARTICIPARAM NO LANÇAMENTO DO NOVO QREN.

LC

Sem comentários: