MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/23




Desde as 00:01 de dia 23 de Abril que está em curso a segunda e-manifestação pela investigação do CIDEC. A manifestação vai durar até às 23:59 de Sexta-feira, 25 de Abril (dia da liberdade). Durante esse período prevê-se que sejam enviados centenas de e-mails. Se quiser participar clique aqui.

The second e-manifestation for the investigation of the training centre CIDEC started at midnight. The e-manifestation will end on Friday (April 25) at 23:59. It will be sent hundreds of e-mails. If you want to participate clique here.

Grupos-alvo / target Groups:
- The Guardian
- El Pais
- Le Monde
- Le Monde Diplomatique
- SIC
- RTP
- TVI
- TSF
- Público
- Expresso
- Sol
- Correio da Manhã
- Lusa
- Ministério do Trabalho e da Solidariedade
- Procuradoria-Geral da República
- Gabinete do Primeiro Ministro
- Presidente da República
- QREN
- IGFSE
- Polícia Judiciária
- OLAF - Organismo Europeu de Luta Anti-Fraude
- Parlamento Europeu
- Comissão Europeia
- IEFP
- Bloco de Esquerda

________________

(25-5) 12:38: Entre as 10:39 e as 10:41 o Puzzle foi visionado do servidor Permanent representation of Portugal to the Europe, Brussels, Brussels Hoofdstedelijk Gewest, Belgium

(25-5) 12:37: Entre as 10:32 e as 10:37 o Puzzle foi visionado do servidor Council of the European Union, Brussels, Brussels Hoofdstedelijk Gewest, Belgium.

(24-4) 13:55: Finalizou há poucas horas a votação sobre o nível de desempenho do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu (IGFSE) na investigação do encerramento do CIDEC. Os resultados foram estes:



Portanto 85% classificam de "Mau" e 11% de "Insuficente", o desempenho de uma organização que se apresenta com a visão de constituir "uma organização de excelência na gestão do Fundo Social Europeu" e que supostamente se rege com os valores de "competência, transparência, eficiência, legalidade, integridade, inovação e qualidade". Já ninguém consegue sequer fingir que acredita nesse discurso.

(24-4) 00:23: Apesar de terem sido enviados dezenas de e-mails, ao contrário da e-manifestação anterior nesta não se recebeu qualquer resposta (exceptuando de Francisco Louçã). Recorde-se aqui que na e-manifestação de 15 de Abril se recebeu uma resposta do Coordenador do Observatório do QREN ou da Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Como interpretar este silêncio? Eis 4 hipóteses:

a) Pensam que como já deram uma vez resposta a essa questão que não têm que o voltar a fazer.

b) Já perceberam que já não temos paciência para respostas vagas e inoperantes e por isso preferem não responder e fugir ao sarcasmo.

c) Pensam simplesmente: "lá está outra vez o e-mail do CIDEC. Que chatos! Como se eu tivesse alguma coisa a ver com isso!"

d) Pensam que face à suspeita de envolvimento (directo ou indirecto) neste escândalo de altas individualidades no Governo e à falta de vontade política de se investigar, que mais vale estar caladinho, fingir que não vi nada, que não recebi nenhuma denúncia... tal e qual como se fazia antes de 25 de Abril de 1974. Tal e qual como se faz nos países mais corruptos do Mundo.

Recorde-se aqui as palavras de Maria José Morgado, segundo a qual "em Portugal, há um tabu político em relação ao combate à corrupção (...) O combate à corrupção é importantíssimo num País pouco desenvolvido como o nosso. E, portanto, não percebo porque é que, ao nível político, às vezes, a visão não pareça ser essa".



(23-4) 15:30: Entre as 14:58 e as 15:02 o Puzzle foi visionado do servidor INSTITUTO DE GESTAO DO FUNDO SOCIAL EURO, em Lisboa. Confira aqui.



(23-4) 13:56: Quem consultar as estatísticas do Motigo observa que, em menos de 3 semanas, o Puzzle já obteve a visita de mais de 2000 cibernautas. De acordo com o mesmo contador, já foram visionadas perto de 5000 páginas.



(23-4) 11:00 Francisco Louçã reage à manifestação com um e-mail onde anexa um requerimento enviado por si para o IGFSE (leia aqui), para o MTSS (Ministério do Trabalho e da Segurança Social) e para MAOTDR (Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional).



Sem comentários: