MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/10

Encerramento do CIDEC é notícia na página principal do SAPO


É com o título "Burla - Cidec deixa «meio milhão de euros» por pagar" que o encerramento do CIDEC é neste preciso momento manchete na página principal do Sapo:

O Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC), que encerrou recentemente, deixou salários e rendas por pagar, no valor de cerca de «meio milhão de euros», o que faz com que vários formadores e alunos acusem o responsável de burla.
Segundo a TSF, dezenas de lesados do CIDEC queixam-se de burla, após o responsável pelo programa ter desaparecido depois do encerramento inesperado do centro de formação, patrocinado pela União Europeia, em Braga, Lisboa, Beja, Leiria e Faro.
O formador de Braga, João Feijó, adiantou que a notícia do encerramento foi dada pela coordenadora, Ester Silva, que adiantou que tinha sido despedida um mês antes. «Está em causa muito dinheiro», acusa o formador, revelando que os últimos funcionários do CIDEC a receber «já não conseguiram reaver o dinheiro, porque o cheque não tinha cobertura».
Entretanto, os formadores, que já enviaram «várias denúncias ao Programa Operacional Emprego Formação e Desenvolvimento Social», denunciaram o alegado responsável pelo CIDEC, Ferreira de Sousa, desaparecido desde Janeiro, tendo sido criado um site para unir os lesados.

O Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, que aprova os projectos de financiamento, garantiu ter cumprido todas as obrigações a que estava sujeito, adiantando que as dúvidas terão de ser esclarecidas «junto das entidades próprias».

10-04-2008 10:43:59

(leia a notícia aqui, no Diário Digital)
Nota do Puzzle: Importa esclarecer nesta notícia o seguinte:
1- Os lesados não se queixam exactamente de burla, porque neste momento ainda estão a tentar reunir informações sobre o que realmente aconteceu, precisamente aquilo que mais ninguém faz.
2- Foi o POEFDS que garantiu ter cumprido todas as obrigações a que estava sujeito e não o IGFSE.
3- As «entidades próprias» são precisamente os organismos de gestão do fundo social europeu e, no caso de suspeita de fraude, serão os tribunais.
4- O blog Puzzle (cujo endereço não é referido) não tem como objectivo "unir os lesados" mas, principalmente, apurar como foram utilizados os dinheiros públicos.
O Puzzle apela, por isso, a um maior rigor na cobertura deste fenómeno.

1 comentário:

PUZZLE disse...

As dúvidas terão de ser esclarecidas «junto das entidades próprias»????

Mas afinal quem sao as entidades próprias»????

Quem vai prestar contas por esta gestao de fundos comunitarios?

Uma VERGONHA PARA O PAIS!!!

CM