MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/19

Palácio Pancas Palha foi assaltado

O palácio Pancas Palha, onde ainda está a sede do CIDEC, foi nas últimas semanas assaltado por duas vezes. A Polícia de Segurança Pública e a Polícia Judiciária compareceram no local. Note-se que já se tinha chamado várias vezes a atenção (recorde-se aqui ou aqui) para a necessidade de protecção de todo o arquivo do CIDEC, onde consta a documentação comprovativa da forma como foram gastos os muitos milhões de euros de fundos públicos, recebidos pela instituição.
Note-se também que este assalto acontece numa altura em que através da comunicação social se levanta todo um conjunto de suspeitas de fraude, sobre a forma como foi gasto o fundo social europeu, suspeitas essas que estão claramente a incomodar a direcção do centro de formação.
Este assalto só vem confirmar as suspeitas não só de fraude na gestão de fundos públicos por parte da direcção do CIDEC, como inclusive da inoperância, passividade e laxismo, da parte dos organismos que gerem e fiscalizam a utilização do fundo social europeu (vezes e vezes avisados da situação).
A sensação é que estamos perante uma situação de crime organizado, que age a seu belo prazer, com a conivência dos organismos Estatais. Uma perfeita vergonha!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

«Poder político e o próprio Ministério Público são os principais responsáveis, na opinião de Maria José Morgado, pelas falhas no combate à corrupção, em Portugal. Esta é a opinião da magistrada que está há um ano à frente dos destinos do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), expressa ontem em entrevista à agência Lusa».

[ http://dn.sapo.pt/2008/04/18/sociedade/ha_tabu_politicono_combate_a_corrupc.html ]

Anónimo disse...

Eu sei que as pessoas que estão nos mais altos cargos do IEFP acham inclusivamente, nas suas conversas informais, que todo este movimento cívico pela investigação do que aconteceu ao CIDEC é "ridículo". "Ridículo" foi a palavra utilizada.

Os que mais tinham obrigação de investigar, são precisamente aqueles que mais lavam as mãos em todo este processo. Trata-se de uma total falta de profissionalismo na conduta de todo este processo.

Anónimo disse...

Compreendo que os lesados queiram ser ressarcidos ao que têm inteiro direito mas em contrapartida demasiado alarido acaba por lesar os Diplomas de Nível Avançado IV e V de quem cursou no CIDEC (ficam desvalorizados no mercado de trabalho) com boas recordações pela formação ministrada e pelos grupos de formandos (turmas).

Ex-Formando (nível avançado)
Formação pós-laboral nível V superior
CIDEC Lisboa

Anónimo disse...

A propósito do último comentário oferece-me dizer o seguinte:

Em termos pedagógicos não me parece que a formação no CIDEC tenha deixado a desejar. A equipa pedagógica sempre demonstrou um grande dinamismo e brio profissional. Não parece de forma alguma que seja isso que esteja aqui em causa.

O que está aqui em causa é unicamente a questão financeira, nomeadamente o buraco de mais de meio milhão de euros e a suspeita de fraude na utilização de dinheiros públicos, financiados com os impostos dos contribuintes.

O que está aqui em causa é a inoperância e passividade das entidades que deveriam fiscalizar a aplicação do fundo social europeu, não obstante as dezenas de denúncias apresentadas nos últimos 9 meses. Dessa inoperância é que resulta a demasia do alarido.

Trata-se, acima de tudo, de uma questão de cidadania.

Anónimo disse...

Vigaristas...isto é um Polvo...a máfia à portuguesa...