MENSAGENS SOLTAS DE UMA HISTÓRIA RELATIVAMENTE RECENTE

2008/04/19

Encerramento do CIDEC é notícia no site da TSF

Funcionários e alunos solicitam uma audiência a Vieira da Silva
Formadores, alunos e ex-funcionários do CIDEC solicitaram uma audiência ao ministro do Trabalho para saber o que Vieira da Silva pensa fazer para investigar o encerramento daquele centro de formação, onde já trabalharam «altos funcionários do Governo».
( 10:46 / 19 de Abril 08 )

Formadores, alunos e ex-funcionários do Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos (CIDEC), recentemente encerrado, solicitaram, na quinta-feira, por fax uma audiência ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social.

Cerca de 500 pessoas exigem explicações sobre o encerramento do centro em Braga, Lisboa, Beja, Leiria e Faro, deixando salários e rendas por pagar, para além dos certificados que não foram emitidos.

Ouvido pela TSF, o porta-voz dos antigos formadores, alunos e funcionários disse que após nove meses com queixas sucessivas a quem dirige os organismos que regulam a formação profissional e o Fundo Social Europeu (FSE), organismo que aprova os projectos de financiamento, apenas obtiveram respostas vagas.

João Feijó explicou que a audiência solicitada a Vieira da Silva tem como objectivo saber o que o ministro do Trabalho «tem feito no sentido de investigar» o caso e o que pensa fazer para compensar as pessoas que trabalharam no CIDEC.

O grupo quer ainda saber o que é que Vieira da Silva pensa fazer para «proteger os inúmeros dossiers pedagógicos que se encontram abandonados por uma série de sedes e de delegações espalhadas pelo país».

«Os formadores e formandos não compreendem porque motivo é que não se investiga este fenómeno e porque é que se está a deixar arrastar isto há nove meses, não obstante as inúmeras denúncias que são apresentadas por escrito e por telefone», reiterou.

João Feijó adiantou que a falta de resposta do Governo leva a «suspeitar legitimamente que não existe vontade politica para investigar um centro de formação onde já trabalharam, até em funções directivas, altos funcionários do Governo», como «Vieira da Silva, Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e Maria João Rodrigues».

As dificuldades na gestão financeira do CIDEC já tinham sido dadas a conhecer a Vieira da Silva através de uma carta, datada de 22 de Fevereiro de 2008, enviada pelo responsável do centro.

Na missiva, João Ferreira de Sousa colocava em causa a existência do CIDEC pelo atraso na aprovação da mais verbas do FSE.

Contactado pela TSF, o gabinete do ministro Vieira da Silva disse que não existe nada a acrescentar sobre o caso, até porque o processo corre os trâmites legais.

Quanto ao pedido de audiência, o mesmo gabinete fez saber que não tem conhecimento de qualquer pedido, mas reforçou, no entanto, que não costuma anunciar nem comentar as audiências que o ministro tem agendadas.

Em relação aos restantes elementos socialistas a quem João Feijó aponta o dedo, até ao momento ainda não foi possível estabelecer qualquer contacto.


Leia o texto aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse Sr Dr vai ter que pagar por tudo o que fez..... vamos investigar a vida dele tanto pessoal como profissional o melhor que pudermos. Já chega dos burlões fazerem mal e não pagarem pelos seus actos em Portugal. Este não o podemos deixar escapar......